Nota da Unisol Brasil em repúdio à convocação de Bolsonaro para ato contra os Poderes

A Central de Cooperativas Unisol Brasil nasceu da vontade coletiva da classe trabalhadora em democratizar a economia e a sociedade, através das experiências de autogestão.
 
Assistir ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, convocar manifestações contra os demais poderes (legislativo e judiciário) e a favor dos que pedem um novo AI 5, é um claro sinal de legitimação de um atentado contra a democracia brasileira.
 
O Art. 2 da Constituição Federal define: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
 
No Art. 85: São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra:
 
II – o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação;
 
Parágrafo único. Esses crimes serão definidos em lei especial, que estabelecerá as normas de processo e julgamento.
 
Bolsonaro passa de todos os limites e descumpre a constituição ao criar tensão institucional. A estratégia de colocar o povo contra os legisladores e a suprema corte é semelhante à de ditadores em regimes totalitários.
 
Nossa democracia está sendo ameaçada. Todas as forças sociais, sindicais, populares e políticas que defendem a constituição e a democracia precisam construir uma ampla Frente Democrática em Defesa da Democracia Social e Política!
 
O Brasil precisa democratizar mais sua política e sua economia!
 
Não ao autoritarismo! Em defesa da Democracia e de nossa Constituição!
 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM