O combate à fome através da Agricultura Familiar

Cooperativa filiada à Unisol Brasil realiza doação de 13 mil quilos de alimentos

Em uma ação de solidariedade no período de combate ao COVID-19, a Cooperativa Central dos Produtores Rurais e da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira – COOPERCENTRAL – VR, doou ao Banco de Alimentos da Cidade de São Paulo, 13 toneladas de alimentos, bananas em sua maioria.

A ação visa mitigar os prejuízos causados pelo COVID 19 com ações para diminuir o impacto a quem se encontra em situação vulnerabilidade social e insegurança alimentar através do cooperativismo e agricultura familiar.

A agricultura familiar produz cerca de 80% dos alimentos no mundo, a prevalência e a produção significam que “são vitais para a solução do problema da fome” e nesse momento diante do caos que estamos vivendo é de essencial importância.

Os bancos alimentares ou bancos de alimentos, são organizações sem fins lucrativos baseadas no voluntariado e reconhecidas oficialmente. Têm como objetivo a angariação de donativos de bens alimentares e a recuperação de excedentes alimentares da sociedade para redistribuição entre pessoas necessitadas. Evitando qualquer desperdício ou mau uso. Operam em sociedades desenvolvidas, despertam o espírito solidário e difundem os valores humanos e culturais necessários para ajudar a mitigar a cruel contradição que se manifesta na existência de excedentes alimentares e as bolsas de pobreza e marginalização existentes. Em sua atuação não entregam comida diretamente às pessoas necessitadas, mas sim às instituições caritativas e de ajuda social oficialmente reconhecidas, e que têm um contato mais próximo com os cidadãos necessitados.

No caso do Brasil, o Banco de Alimentos foi fundado em 1988 e atua, além da recolha de alimentos, através de ações educativas e profiláticas voltadas às comunidades atendidas e incentiva a ação certa para o fim da cultura do desperdício e para a promoção da cidadania consciente.

 

 Com informações da CooperCentral

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM