ONU declara 2014 como Ano Internacional da Agricultura Familiar

Agricultura familiar precisa ser foco das políticas nacionais de desenvolvimento

Agricultura familiar precisa ser foco das políticas nacionais de desenvolvimento


A Organização das Nações Unidas (ONU), em sua 66ª sessão da Assembleia Geral, declarou oficialmente 2014 como o “Ano Internacional da Agricultura Familiar”.
A ideia é aumentar a visibilidade da agricultura familiar e da agricultura de pequena escala para focar a atenção do mundo sobre o importante papel do setor na redução da fome e da pobreza, na segurança alimentar e na nutrição, na melhoria dos meios de subsistência, na gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável, principalmente nas zonas rurais.
Para tanto, é preciso reposicionar a agricultura familiar no centro das considerações agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança no sentido de um desenvolvimento mais justo e equilibrado.
O Ano Internacional da Agricultura Familiar incentivará uma ampla discussão e cooperação nos níveis nacional, regional e global para aumentar a conscientização e compreensão dos desafios enfrentados por pequenos agricultores e ajudar a identificar maneiras eficazes de apoio à agricultura familiar.
 
 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM