Publicado em Deixe um comentário

ONU declara 2014 como Ano Internacional da Agricultura Familiar

Agricultura familiar precisa ser foco das políticas nacionais de desenvolvimento
Agricultura familiar precisa ser foco das políticas nacionais de desenvolvimento

A Organização das Nações Unidas (ONU), em sua 66ª sessão da Assembleia Geral, declarou oficialmente 2014 como o “Ano Internacional da Agricultura Familiar”.
A ideia é aumentar a visibilidade da agricultura familiar e da agricultura de pequena escala para focar a atenção do mundo sobre o importante papel do setor na redução da fome e da pobreza, na segurança alimentar e na nutrição, na melhoria dos meios de subsistência, na gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável, principalmente nas zonas rurais.
Para tanto, é preciso reposicionar a agricultura familiar no centro das considerações agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança no sentido de um desenvolvimento mais justo e equilibrado.
O Ano Internacional da Agricultura Familiar incentivará uma ampla discussão e cooperação nos níveis nacional, regional e global para aumentar a conscientização e compreensão dos desafios enfrentados por pequenos agricultores e ajudar a identificar maneiras eficazes de apoio à agricultura familiar.
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *