Paraíba ganha título inédito no setor têxtil brasileiro

Típico da Paraíba, algodão colorido ganha selo de indicação geográfica. Foto: Sebrae/PB.


João Pessoa – O setor têxtil paraibano comemora mais uma conquista com a Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) para produtos têxteis. A partir de agora todas as empresas paraibanas que produzem algodão colorido podem usar o selo que indica que o material é típico do estado.
A proposta do selo foi feita ao Inpi pela CoopNatural em 2010. Com 29 associados, a cooperativa fabrica peças de vestuário e para a casa, além de reutilizar rejeitos de matéria prima na produção de brinquedos de pano. Os cooperados já exportam brinquedos e almofadas da marca Natural Fashion para a Europa.
“Com este selo, o produto da Paraíba ficará mais valorizado e assim beneeficiamos a cadeia produtiva. Precisávamos desse diferencial para estimular nossos empreendedores com a melhoria da qualidade, modelagem e até na formalização das empresas”, destaca a presidente da CoopNatural, Maysa Gadelha.
Segundo o Inpi, a Paraíba foi reconhecida como produtora de algodão pelo diferencial tecnológico. A IG do produto foi também uma conquista para os apoiadores do projeto do algodão agroecológico, como o Sebrae na Paraíba e a Embrapa Algodão. “Trabalhamos em conjunto, com um projeto orientado pelo Sebrae, que teve apoio técnico da Embrapa e de outras instituições, como a Universidade Federal de Campina Grande”, enumera Maysa.
O Sebrae apoiou a CoopNatural por meio de projeto para gestão tecnológica. “É uma grande conquista para nós paraibanos, pois o selo beneficiará toda a cadeia do algodão colorido. As empresas que trabalham com produtos têxteis, orgânicos ou não, podem usar o selo, desde que se adequem às exigências para o uso”, explicou a analista técnica do Sebrae na Paraíba, Jeanne Darc Nóbrega Quinho.
Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Fonte: Agência Sebrae de Notícias. 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM