Pavilhão da Agricultura Familiar abordará tecnologias para produção em Tocantins

Dois mil e quatorze é o Ano Internacional da Agricultura Familiar, um sistema agropecuário sustentável, fundamental para o alcance da segurança alimentar no mundo e também para a preservação dos alimentos tradicionais. O setor, que é responsável por 70% dos alimentos dos brasileiros, também é o tema da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2014. Considerada a maior feira agropecuária da região Amazônica, a Agrotins começa hoje e vai até sábado, dia 10, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional.
O tema terá um pavilhão de 1.200 metros quadrados exclusivamente para explorar os assuntos de maior interesse dos agricultores familiares. Quarenta e seis expositores indígenas, extrativistas, quilombolas, assentados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da economia solidária estarão presentes, expondo em 30 vitrines produtos orgânicos, artesanato de capim dourado e talo de buriti, embutidos e mesocarpo do babaçu. A exposição favorecerá a troca de experiências entre os produtores de diversas regiões do Estado.
Quem visitar o pavilhão também terá a oportunidade de participar de 14 palestras e 10 workshops sobre diversos assuntos distribuídos durante os cinco dias de Agrotins. Além disso, outra atração do Pavilhão serão as apresentações culturais no Palco da Diversidade. “Quem vier conferir nossa programação poderá se informar sobre muitos temas como educação alimentar, habitação rural e agroecologia. E também participar de workshops como o de fertilizantes orgânicos e muitos outros”, explica a supervisora da Diretoria de Fomento à Agricultura Familiar da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Francisca Marta Barbosa.
Também serão montadas estruturas para cinco experimentos em Unidades Demonstrativas nos setores de grãos, hortaliças, fruticultura, pequenos animais, produção agroecológica, sistema agroflorestal, agrosilvopastoril, avicultura caipira, ovinos e caprinos. Os agricultores terão a oportunidade de conhecer ainda sobre o sistema consorciado de fruticultura (maracujá, mamão e açaí); banana com açaí e fava com pimenta.
Fonte: Ascom/Seagro

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM