Presidente da Nexus visita o Brasil


A italiana Sandra Pareschi, presidente da organização Nexus, esteve no Brasil há quase um mês para discutir novos projetos, participar de congressos, seminários e visitar a sede da UNISOL Brasil, em São Bernardo do Campo. Os compromissos de uma agenda cheia começaram em Recife, durante o Seminário Internacional de Sensibilização ao Cooperativismo e Associativismo, nos dias 24 e 25 de outubro. Pareschi participou do evento representando também o CGIL, principal sindicato italiano com seis milhões de associados. Neste mesmo encontro, representantes de outra instituição italiana da região da Emilia Romanha, a Iscos e o sindicato CISL, estiveram presentes.
De Recife, Pareschi partiu com destino a cidade de Petrolina, dessa vez acompanhada de representantes da ONG italiana Cospe, para debater ao lado da UNISOL e ICEA a criação de uma certificadora ética no Brasil, que trabalhe com preços mais acessíveis ao bolso do trabalhador da Economia Solidária. Após a agenda em Pernambuco, a presidente da Nexus foi à Porto Alegre, para o evento Grandes Encontros da Economia Solidária, realizado entre os dias 8, 9 e 10 de novembro. Lá aproveitou para participar também do Encontro da Cadeia Binacional do PET, que está sendo construída no âmbito da Red del Sur, entre o Brasil e o Uruguai.
A troca de experiências entre Brasil e Itália é de longa data e tem feito com que pontos críticos enfrentados em território nacional se tornassem ponto de força. Educação pré-escolar, por exemplo, foi um dos temas citados por Pareschi, quando esteve reunida com o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho. “O intercâmbio é um importante aliado e o Brasil nos ajuda muito, principalmente agora em que estamos passando por uma crise financeira. Podemos aprender muito trabalhando ao lado de importantes parceiros”, disse a presidente da Nexus.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM