Presidente da UNISOL Brasil participa de oficina sobre a Recomendação 193 da OIT

O diretor-presidente da UNISOL Brasil, Arildo Mota Lopes e o assessor de relações internacionais da entidade, Victor Mellão, estiveram no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, no dia 24 de novembro, participando da Oficina sobre a Implementação da Recomendação 193 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no Brasil, sobre a promoção de cooperativas. A oficina foi um preparatório para o debate que acontecerá durante a Conferência Intergovernamental da Recomendação da OIT, a ser realizada entre os dias 6 e 7 de dezembro, em Montevidéu, no Uruguai.
Alguns pontos foram abordados na mesa de abertura, como a evolução das cooperativas no Brasil; a valorização dos temas de gênero, juventude e fidelidade cooperativa; o projeto de lei 4622 sobre o cooperativismo de trabalho que está pronto para ser votado na Câmara e a ratificação do estatuto de cooperativas do Mercosul. Também na parte da manhã, os debates foram em torno da Recomendação sobre a Promoção de Cooperativas da OIT; O Papel do Governo e do Legislativo e as Políticas Públicas de Promoção das Cooperativas e o Papel da Sociedade Civil e das Organizações Cooperativas na Promoção da Recomendação 193 da OIT.
As conclusões foram divididas em quatro gêneros: marco legal, políticas nacionais, finanças e sociedade civil. Entre as diretrizes finais estão, a substituição da Lei Geral do Cooperativismo por instrumento mais moderno e eficaz, condizente com as necessidades do movimento cooperativista brasileiro; valorização dos temas de gênero, juventude, raça, etnia e fidelidade cooperativo-associativa; criar e/ou modernizar canais de acesso do movimento da Economia Solidária ao crédito, assim como às linhas do BNDES, levando em consideração as especificidades dos empreendimentos, e a necessidade das organizações, que atuam no marco do cooperativismo e da Economia Solidária, de se unirem a fim de gerar instrumentos de pressão, objetivando fomentar um contexto mais fértil para a Economia Solidária brasileira.
O evento contou ainda com as presenças do deputado federal e membro da frente parlamentar da Economia Solidária, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho e o coordenador técnico da Recm (Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul), Gabriel Isola.
Clique aqui para conferir na íntegra a Recomendação 193 – sobre a promoção das cooperativas.
[nggallery id=43]

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM