Primeiro Seminário REDESOL MG

Sobre o evento, a presidente da REDESOL MG, Neli de Souza Medeiros, explica que a proposta é que este seminário seja anual e contribua para o debate na sociedade sobre a importância do cuidado com o meio ambiente a partir do viés da política pública, participação cidadã e inclusão social, além disto pretende também fortalecer as organizações de catadores e catadoras por meio da divulgação de boas práticas, informações relevantes e troca de experiências.
Na mesa de abertura foram reunidos representantes de importantes instituições parceiras que tem contribuído para o desenvolvimento e fortalecimento da REDESOL MG: Arildo Mota (UNISOL Brasil), Danilo Francesconi (Secretário Geral CISL Imola), Aldenise Coelho de Souza (Delegada da ISCOS no Brasil), Vânia Debien (Ong Mortadia e Cidadania), Luiz Carlos Carvalho de Oliveira (Secretário do Fórum Mineiro de Economia Solidária). As falas da mesa de abertura chamaram a atenção para o desafio e importância do fortalecimento dos empreendimentos de reciclagem e do cooperativismo em geral e cuidado com o meio ambiente.
Ainda na abertura do evento, houve uma apresentação do projeto que o Instituto UNIMED está desenvolvendo com a REDESOL MG. Trata-se de uma iniciativa voltada para melhorar a profissionalização dos empreendimentos que compõem a rede, além disto também prevê uma intervenção na parte de marketing, divulgação e mobilização da comunidade para a coleta seletiva.
Neste primeiro evento foram escolhidos três assuntos que estão em evidência no momento – principalmente devido a recente aprovação e regulamentação da Lei Nacional de Gestão de Resíduos: Logística Reversa: Caminhos e Desafios; A Incineração e Coleta Seletiva e Inclusão Social: Experiências com organizações de Catadores e Catadoras. Antes das mesas temáticas, Aparecido Gonçalves, coordenador do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, falou para o público sobre o componente social da lei estadual mineira de resíduos sólidos.
Com a participação de expositores com experiências das mais variadas, o evento contou com a presença de 189 pessoas e teve um público bem variado: gestores públicos dos três níveis de governo, estudantes de universidades, representantes de empresas privadas e projetos governamentais. Mas a grande maioria da participação se deu entre os representantes de empreendimentos que trabalham com coleta e triagem de materiais recicláveis. Em relação aos municípios houve participação de moradores de Belo Horizonte, Contagem, Sabará, Betim, Igarapé, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Unaí, Vespasiano, Esmeraldas, Dores de Guanhães, Araxá, Viçosa, Uberaba e Rio de Janeiro.
O evento também contou com a presença de representantes da ISCOS e CISL Imola, que vieram a Belo Horizonte para visitar os empreendimentos de reciclagem da REDESOL MG.
A equipe de organização do evento, que inclui representantes dos empreendimentos da REDESOL MG, avaliou a presença e participação do público muito positiva e já está planejando o próximo seminário.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM