Projeto é lançado e beneficia cooperativas de catadores da região metropolitana oeste de São Paulo

O Instituto ECOAR para Cidadania, realizou no último dia 24 de maio, no Parque do Lago Francisco Rizzo em Embu das Artes, o evento de lançamento do projeto “Fortalecimento e Organização dos Catadores de Material Reciclável da Região Metropolitana Oeste de São Paulo”, fruto de convênio com a Secretaria de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego.
Na ocasião foi realizada a Assembleia de Constituição da Cooperativa de Segundo Grau da Rede Verde Sustentável e a eleição de sua primeira diretoria.
Contando com a presença maciça dos catadores e dirigentes das 09 cooperativas e associações de catadores dos municípios foco do projeto, o evento constituiu-se em grande sucesso.
O acontecimento contou com o apoio integral da Prefeitura de Embu das Artes, por meio do Secretário do Meio Ambiente Geraldo Juncal Junior; da UNISOL Brasil, na ocasião representada pelo diretor Marcelo Rodrigues; do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, representado pelo seu diretor Teonílio Monteiro da Costa, o Barba; do Movimento Nacional dos Catadores representado pelo seu coordenador Roberto Laureano da Rocha.
Fabio Cardozo, coordenador técnico do projeto, apresentou números que comprovam a eficiência das cooperativas como atores essenciais para a política de coleta seletiva dos municípios, os objetivos das ações que estão sendo realizadas e as estratégias inovadoras para a atuação da Rede Verde Sustentável como eixo estruturante do projeto.
A presença do Prof. Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária, trouxe ainda ênfase maior na questão da intersecção entre o projeto Ecoar-Senaes e a política de economia solidária desenvolvida no país. Paul Singer, em seu pronunciamento fez questão de ressaltar a importância da inovação trazida pelo projeto ao contribuir para a estruturação e fortalecimento da Rede e das cooperativas que dela fazem parte, para além de atrair e capacitar catadores de rua, isolados, para fazerem parte das cooperativas estruturadas.
Toda decoração do ambiente, assim como os coffee breaks fornecidos, foram realizados por empreendimentos da economia solidária de Osasco.
O evento veio comprovar, conforme palavras do prof. Paul Singer, que a Economia Solidária é possível e está em pleno andamento, e este acontecimento da junção das cooperativas em Rede é prova disso.
Veja abaixo as fotos do evento:
[nggallery id=120]
Fonte: Instituto ECOAR / Fotos: Prefeitura de Embu das Artes

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM