Relato da Oficina Como Montar e Manter Cooperativas e Associações de ECOSOL

A Oficina foi solicitada pela Rede de Saúde Mental e Economia Solidária ao Núcleo Estadual de Assessoria Técnica em ECOSOL (NEATES – SP) e contou com o apoio da UNISOL Brasil, Instituto Integra, Cáritas SP e Conselho Regional de Psicologia.
 
A Mesa de Abertura contou com:
Abertura da Oficina: Leonardo Pinho – Coordenador de ECOSOL – Sec. Municipal de Trabalho e Renda – Campinas e Assessor Técnico da Rede de Saúde Mental e ECOSOL
 
Apresentação da UNISOL Brasil, realizado pelo Alexandre Antonio da Silva
 
Apresentação do NEATES/ Instituto Integra – Aguinaldo Lima
 
Durante o período da manha houve a apresentação de Como Montar e Manter Cooperativas e Associações – Contador e Coordenador do NEATES – SP – Aguinaldo Lima
 
O período da tarde foi dividido em três momentos:
 
Apresentação da Lei de Cooperativismo Social e Modelo de Estatuto de Cooperativas Sociais – Advogada Lucimeire (NEATES-SP)
 
Na sequência fizemos uma Roda de Perguntas e Questionamentos tendo na mesa: Lucimeire, Aguinaldo e Leonardo Pinho, que teve como principais questionamentos:
 
1. Como fazemos com os usuários que recebem benefícios sociais?
 
2. É possível eles serem sócios-voluntários?
 
3. É possível montar uma cooperativa social “Guarda Chuva” que possa ter vários Núcleos (abrigando um conjunto de projetos)?
 
As perguntas foram respondidas pela mesa destacando que o cuidado que deve se ter com os usuários que recebem benefício social ou previdenciário é que os mesmos não podem ter atividade econômica configurada, mas podem ser usuários voluntários e participarem da cooperativa com todos os direitos e deveres de qualquer cooperado, só não tendo retiradas. Por fim, todos os presentes ficaram de ler todo o material contido no CD da Oficina (Modelos de Estatutos e Regimentos, Apres. UNISOL Brasil, Marco Legal e Textos de Apoio) para podermos discutir no Plantão de Dúvidas a organização, pela Rede de Saúde Mental e ECOSOL, de uma Cooperativa Social, que possa ser um instrumento de organização econômica dos diversos projetos/ empreendimentos da REDE.
 
Encaminhamento: Estudar o Material do CD e preencher o Instrumental (a ser enviado por email a todos que participaram), discutir sobre parceria com a UNISOL Brasil e sobre a organização da Cooperativa Social e trazer demais dúvidas – Data do Plantão: 18 de novembro – 9h CRP-SP.
 
Para finalizar a Oficina Dr. Jorge Broide, deu o Informe da Conferência Temática de Cooperativismo Social, que ocorreu em Brasília em véspera da II Conf. Nacional de ECOSOL e da IV Conf. Nacional de Saúde Mental – Intersetorial. Como também, convidou a todos e todas a participarem do Seminário: “Reflexões sobre as Diferentes Experiências de Cooperativismo Social”, que ocorrerá em Campinas no dia 11 de Novembro (inscrições até o dia 05 de novembro).
Mais informações acesse o site: http://saudeecosol.wordpress.com/
 
 
FONTE: Rede de Saúde Mental e Economia Solidária
 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM