Representante da Universidade de Mondragon visita sede da UNISOL Brasil em SBC.

Eneritz Pagalday, coordenadora do grupo de pesquisa na área de Economia Solidária do Instituto de Pesquisa Lanki, da Universidade de Mondragon visitou a sede da UNISOL Brasil em São Bernardo do Campo, no último dia 4 de fevereiro acompanhada de Maira Cavalcante Rocha integrante do NESOL – USP (Núcleo de Economia Solidária da USP). Na ocasião ambas se encontram com Arildo mota Lopes, presidente da UNISOL Basil e José de Souza, da controladoria da Copromem.
Durante sua visita ao Brasil, Eneritz visitou alguns parceiros como o MST no Paraná, com quem tem parceria antiga, o Núcleo de Economia Solidária da USP e a sede da UNISOL Brasil em São Bernardo do Campo.
O primeiro contato de Mondragon com o movimento da Economia Solidária foi através de uma vista feita pelo presidente da UNISOL Brasil, Arildo Mota Lopes a Universidade de Mondragon em 2007.
A Universidade de Mondragon formou em 2010 sua primeira turma no curso de Gestão Econômica e Social para o Desenvolvimento da Economia Solidária do qual xx da Copromem já participou.
“Para nós trocar experiência com outros países da América-Latina, que nasceram em contextos históricos e desafios diferentes, mas que também compartilham de desafios em comum como o desenvolvimento da economia solidaria em um mundo globalizado”, afirma Eneritz.
A coordenadora conta que “O objetivo do curso é gerar um espaço de troca de experiências e conhecimentos entre iniciativas de economia solidária de diferentes países e gerar redes de trabalho entre entidades que trabalham com fim de impulsionar a economia solidária em diferentes âmbitos”.
Eneritz justifica o interesse na UNISOL Brasil pela sua experiência na articulação de redes e cadeias que a central desenvolve entre entidades da Economia Solidária brasileira, “isso nos mostra que é possível fazer cooperativismo em qualquer lugar do mundo. A formação é uma forma de multiplicar nosso trabalho”, completa.
por: Marianna Fanti

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM