Representantes da Unisol visitam cooperativas de crédito na Europa

Com o objetivo de coletar informações para a criação de um fundo de financiamento para negócios solidários no País, Marcelo Rodrigues, tesoureiro da central de cooperativas e Alécio Mascarenhas, assessor da direção executiva, visitam entre os dias 7 e 14 de setembro empreendimentos do tipo na Espanha e na Itália.
“Queremos conhecer como é a relação dessas instituições com os empreendimentos”, destaca Rodrigues.
Uma das paradas da viagem será na cidade de Bilbao, na Espanha, onde os dirigentes da Unisol vão conhecer o trabalho realizado pelo Fiare (sigla em espanhol para Fundação de Investimento e Poupança Responsável). Com mais de 4,2 mil associados, a entidade funciona como uma cooperativa de crédito e conta com um capital de 4,3 milhões de euros (o equivalente a R$ 13 milhões).
Na Itália, será realizada uma visita à cidade de Pádova, onde funciona a Banca Popolare Etica, cooperativa do qual a Fiare é parceira. Um dos diferenciais da Ética é que, apesar de ser um empreendimento solidário do setor de crédito, sem fins lucrativos, ela é considerada um banco regular pelo Banco da Itália.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM