Reunião define doação de galpão para comunidade de Curitiba

PTSBrasil beneficiará 59 famílias com a criação de uma cooperativa de reciclagem

PTSBrasil beneficiará 59 famílias com a criação de uma cooperativa de reciclagem


Nesta quarta-feira (10/07), o diretor-presidente do Parque de Tecnologia Social (PTSBrasil), Lutero Couto, participará de reunião, em Curitiba, com representantes do poder público para tratar da cessão, na forma de comodato, de um barracão que está sendo finalizado pela Prefeitura da cidade com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O PTSBrasil define projetos pilotos, testa e parametriza (com base em dados econômicos, sociais e ambientais) e, uma vez aprovado, replica em outras regiões. O galpão, objeto da reunião desta quarta-feira e que absorveu recursos da ordem de R$ 1,6 milhão, será usado para criação e operação de uma cooperativa de reciclagem.
A Vila Pantanal é uma área de invasão com cerca de 15 mil moradores. A principal ocupação é de catador de sucata. “O PTSBrasil tem uma incubadora chamada Gênesis de Tecnologia Social, que está incubando esta cooperativa. Atualmente, os catadores trabalham de forma desorganizada e isso precisa ser mudado”, disse Lutero.
Inicialmente, a cooperativa de reciclagem vai beneficiar 59 famílias. Além de aprenderem a reciclar e os caminhos para venderem a produção com valor mais justo, os cooperados farão parte de outro projeto, o Neuro Banco.
A iniciativa visa implantar uma moeda própria, o neuro, para transações comerciais dentro da comunidade. Monitorado pelo Banco Central, o sistema monetário será usado para trocas de bens e serviços com empreendedores locais e a experiência contribuirá para a educação financeira dos moradores.
O encontro, na sede da Prefeitura de Curitiba (PR), contará com as presenças de representantes da Associação dos Moradores da Vila Pantanal; da presidente da Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba, Márcia Fruet; do superintendente do Instituto Pro Cidadania de Curitiba, Gerson Guelmann; do superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Neivo Beraldin; do promotor público do Meio Ambiente, Edson Peters; da procuradora Federal do Trabalho, Mariane Josviak; e do Presidente da Associação dos Juízes Federais do Paraná (Apajufe-PR), Antônio Cesar Bochenek. A Unisol Brasil estará representada pelo Secretário de Resíduos Sólidos, Clóvis Eduardo Aguiar da Silva.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM