Ribeirão Preto será sede do 1º Fórum Regional de Coleta Seletiva

Ribeirão Preto será a sede, no dia 27 deste mês, do 1º Fórum Regional: Da Coleta Seletiva à Cidadania: Inclusão Social e Responsabilidade Socioambiental . O objetivo da atividade, que reunirá nomes importantes sobre o tema no Theatro Pedro II, é sensibilizar gestores públicos para implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos através do aprimoramento da Coleta Seletiva como instrumento de inclusão social e econômico de catadores/agentes ambientais, fortalecimento de Cooperativas em busca da auto gestão das mesmas, refletir sobre o destino correto dos resíduos urbanos, oferecer subsídios técnicos para gestores, cooperados, profissionais e estudantes no diz respeito a Política Sócio Ambiental .
Segundo a Assistente Social da SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social, técnica responsável pela Cooperativa Mãos Dadas (Ribeirão Preto) e presidente da Comissão organizadora do Fórum, Eliana Aparecida Camolese Borges, vários são os impactos positivos proveniente da Coleta Seletiva, a saber: as pessoas com baixa escolaridade, histórias de vida marcadas pela violência, abandono e exclusão social, possuem pouca chance de competirem com uma vaga no mercado formal de trabalho. Encontram no trabalho de triagem e comercialização de materiais de forma coletiva, através de Associações e/ou Cooperativas possibilidade de gerar renda e trabalho, de reconhecimento profissional, realização de trabalho salubre, aumento de auto estima, dignidade, pagamento de previdência social, enfim, a coleta seletiva é um grande e poderoso instrumento de inclusão social. Além disto, a saúde pública se beneficia com o processo, pois com a coleta seletiva se reduz a proliferação de animais peçonhentos, a possibilidade de disseminação de doenças oriundas do lixo misto e jogado no meio urbano desordenadamente, como é o caso da dengue, o meio ambiente e a paisagem também são preservados além de contribuir para prevenção de enchentes e com a redução de gastos na saúde publica e com a destinação de resíduos.
Trata-se de um tema que envolve e exige participação, mudança de hábitos de todos e exercício de cidadania diário de todos: governantes, políticos, estudantes, trabalhadores em geral, crianças, adolescentes, adultos, idosos, enfim de todos moradores deste Planeta: Somos todos co responsáveis pela construção de um mundo melhor.
A SEMAS coordena a atividade de inclusão social dos catadores/agentes ambientais e está sob a responsabilidade da Secretária Maria Sodré.
 
Debatedores do Brasil e do exterior
 
O evento terá a participação de catadores/agentes ambientais, gestores públicos, estudantes, profissionais afins de Ribeirão Preto e Região. Contará com a presença de profissionais do Brasil e do exterior para discutirem o tema. Estão confirmados: Prefeita Municipal de Ribeirão Preto, Darcy Vera, promotor de Justiça de Ribeirão Preto, relator do Subgrupo de Agentes Ambientais do Núcleo I da Rede de Atuação Protetiva de Direitos Sociais e coordenador geral do Fórum, Sebastião Donizete Lopes dos Santos e o coordenador do Centro de Apoio Cível – Idoso e Pessoa Portadora de Deficiência, Eduardo Dias de Souza.
Também estarão presentes Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira, professor da UFSCar (Universidade de São Carlos); Jutta Gutberlet, professora da Universidade Victoria-Canadá e representante do Projeto Coleta Seletiva Brasil-Canadá; Elisabeth Grimberg, coordenadora Executiva do Instituto Polis; Arildo Mota Lopes, presidente da Unisol Brasil; Anderson Nassif, presidente da Cooperlol; Marco Antonio Artuzzo, diretor da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e Roberto Laureano Rocha, representante do MOVIMENTO NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS (MNCR).
As inscrições para o 1º Fórum Regional: Da Coleta Seletiva à Cidadania são gratuitas e podem ser feitas por meio do blog HTTP://forumregionaldacoletaseletiva.blogspot.com ou pelos telefones (16) 3942-6413 ou 3629-3848. As vagas são limitadas.
 
ORGANIZADORES
– MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL
– PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO
– ACIRP
– BANCO DO BRASIL
– CAMPEZ CONTABILIDADE
– CENTRO UNIVERSITARIO MOURA LACERDA
– CIA DE BEBIDAS IPIRANGA
– COOPERATIVA MAOS DADAS – RIBEIRAO PRETO
– COOPERLOL (COOPERATIVA DE RECICLADORES DE ORLANDIA)
– FACULDADES COC
– ROTARY CLUBE JARDIM PAULISTA 4540
– USP RECICLA
 
APOIADORES
– APIS FLORA
– BRASIL MATTHES ADVOCACIA
– DIONISIO RECICLAVEIS
– INSTITUTO BRASILEIRO DE RECICLAGEM (IBR)
– MOVIMENTO NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS (MNCR)
– OAB RIBEIRÃO PRETO
– ONG DOE SEU LIXO
– REDE SAVEGNAGO DE SUPERMERCADOS
– REPLASTIC
– SERMAG (SERRANA)
– TETRA PAK
– UNISOL BRASIL
– VIDRO PORTO (PORTO FERREIRA)
 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM