Saúde mental e cooperativismo social tem lançamento de livro no Brasil neste sábado, 11/10, em São Paulo

Livro Relatos

Neste sábado, 11 de outubro, a população paulista conhecerá mais um trabalho de extrema importância sobre a saúde mental e a economia solidária, dois fatores interligados. Será o lançamento do livro ‘Relatos de Experiências em Inclusão Social pelo Trabalho na Saúde’, que narra 18 vivências realizadas por diversos níveis de organizações e em diferentes cenários. O trabalho contou com o apoio da Unisol Brasil e mostra os significativos avanços na humanização do tratamento aos doentes mentais brasileiros e discute o que ainda é preciso mudar nessa área de saúde. O lançamento na capital paulista ocorrerá durante a ‘Feira de Economia Solidária’, na Avenida Paulista (ver detalhes no final desta nota).

Os relatos são reforçados por três textos de abertura de especialistas e estudiosos do assunto: ‘Ampliando o direito e produzindo cidadania, de Paulo Amarante, escritor e médico psiquiatra e Fábio Belloni, mestre em psicologia social e professor universitário na área de Direitos Humanos na Saúde; ‘Reforma Psiquiátrica, economia solidária e cooperativismo social’, de Roberto Tykanori Kinoshita, médico psiquiatra e Coordenador da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde e ‘Economia Solidária e saúde mental. A construção da política nacional de cooperativismo social’, de Paul Singer, renomado economista latino-americano e atual Secretário Nacional de Economia Solidária (MTE-Senaes) e Valmor Schiochet, professor e doutor em Sociologia Política e representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE-Senaes).

O livro é o resultado da parceria da Unisol Brasil e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol), uma unidade de pesquisa, ensino e extensão vinculada diretamente a reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E na organização, contou com o trabalho e dedicação de Leo Pinho, coordenador nacional do setorial de cooperativismo social da Unisol, e de Katia Liane Rodrigues Pinho, Isabela Aparecida de Oliveira Lussi e Maria Lúcia Teixeira Machado.

A obra tem lançamentos em cidades do estado paulista, acompanhe e compartilhe:
– Dia 10/10 – Ilha Bela – Biblioteca e Videoteca Municipal Prefeita Nilce Signorini – a partir das 9h. Avenida Princesa Isabel, nº 2.626, bairro Barra Velha.
– Dia 11/10 – São Paulo, capital – Parque Mário Covas – a partir das 13h, na Avenida Paulista, nº 1853, próximo da estação de metrô Consolação.
– Dia 17/10 – São Carlos – Na sede da NuMI-UFSCar – a partir das 10h30 – End. Rodovia Washington Luís, km 235 – São Carlos – São Paulo – Telefone: (0xx 16) 3351-8701 – E-mail: incoop@ufscar.br
– Dia 23/10 – Piracicaba – Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) – a partir das 17h. R. Campos Sales, 1912 – Centro – Piracicaba – SP Telefone: (0xx19) 3435-4580. 
 
 
.

 

 

 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM