Secretário-Geral da ONU encerra Ano Internacional das Cooperativas

Foto: Divulgação.


Durante a cerimônia de encerramento do Ano Internacional das Cooperativas ontem, 20, na sede da ONU em Nova York, o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, elogiou o papel que as cooperativas desempenham como catalisadores de desenvolvimento inclusivo e sua capacidade para capacitar as comunidades, criando empregos e gerando renda.
“Nós sabemos que continua a haver uma fome de políticas e abordagens que atendam metas sociais e econômicas que vão além de uma linha de fundo unidimensional”, afirmou Ban numa mensagem transmitida em seu nome. “Ao enfatizar valores fundamentais, as cooperativas ajudam a promover uma visão que une objetivos sociais ao modelo de negócio.”
Em seu discurso, Ban também notou como as cooperativas podem ajudar a mobilizar os jovens, proporcionando a eles ser donos de suas próprias empresas produtivas e facilitando a participação em suas comunidades.
“Como um forte parceiro no desenvolvimento, o movimento cooperativo funciona com as Nações Unidas todos os dias para capacitar as pessoas, melhorar a dignidade humana e ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio [ODM]“, destacou Ban.
Em 2008, as 300 cooperativas mais importantes, que atuam em diversos setores, como a agricultura, alimentação e seguros, geraram renda de 1,6 bilhão de dólares. Além dos benefícios para os sócios, as cooperativas também empregam cerca de 100 milhões de pessoas.
Fonte: ONUBR – Nações Unidas no Brasil.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM