Secretários estaduais de agricultura se reúnem em Brasília

O secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini, representou o ministro Miguel Rossetto, em reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), realizada na última quarta-feira (23), em Brasília. Bianchini falou aos secretários sobre a construção do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 e solicitou o envio de contribuições e propostas dos estados para fortalecer o Plano – que é lançado todos os anos com ações para o setor que estarão em vigor no ano safra.
“Para além da inclusão sócio produtiva, temos foco na sustentabilidade e na ampliação da oferta de alimentos e da segurança alimentar”, disse Bianchini. Ele assinalou a expectativa de que o volume de aplicações da safra 2013/2014, que termina em 30 de junho de 2014, ultrapasse os R$ 20 bilhões, com mais de dois milhões de contratos, e que o volume de crédito disponibilizado para a safra 2014/2015 será superior aos R$ 21 bilhões da safra atual. “De uma maneira geral, a agricultura tem apresentado boa produção e bons preços, o que se reflete no aumento do crédito rural”, afirmou.
O secretário do MDA comentou ainda sobre a articulação entre pesquisa e extensão rural, com a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), bem como a necessidade de parceria com os estados para avançar nos serviços de Ater e no programa de sementes.
Participaram do encontro o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller; secretários do Distrito Federal e de 12 estados – Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Rondônia, Rio de Janeiro, Ceará, Santa Catarina, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Mato Grosso.
Encontro
O Conseagri é uma unidade colegiada que tem o objetivo de deliberar sobre todos os assuntos pertinentes ao desenvolvimento rural e agrário do País. Entre as principais funções do Conselho, está a de promover a integração e a interlocução entre as Secretarias de Estado e do Distrito Federal. A ele também compete estabelecer normas de operacionalização de assuntos que afetem os setores rural e agrário em âmbito nacional.
As reuniões do Conselho promovem troca de experiências entre seus integrantes, discussão de temas de interesse comum, encaminhamento de soluções e a articulação institucional com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para aperfeiçoar a efetivar ações relativas aos setores rural e agrário do Brasil.
Fonte: MDA

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM