Segundo módulo do Fórum de Formação de Lideranças reúne especialistas e setor público

IMG_20141125_102315597_HDR

Mesa discute “Igualdade de Gênero”.


Nos dias 25 e 26 de novembro acontece a segunda parte do Fórum de Formação de Lideranças da Unisol Brasil. O objetivo é fortalecer os conhecimentos políticos dos afiliados, cooperados e promover uma troca de experiências entre os palestrantes e a audiência.
No primeiro dia, as discussões começaram de forma enriquecedora, com a mesa discutindo “Igualdade de Gênero”, para buscar entender as relações de gênero na construção da cidadania e de uma sociedade cada vez mais emancipada. As palestrantes foram Mirian Pocebon, Diretora-Executiva da UNISOL Brasil, Ana Nice, Diretora Executiva do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Marcia Barral, Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Maria Cristina Corral, Coordenadora de Autonomia Econômica da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Paulo, Sandra Pareschi, Presidenta da NEXUS/Itália e Neon Cunha, mulher transsexual, militante e Diretora de Arte.
No período da tarde, o tema foi “Relação Sindical e Cooperativismo” com o objetivo de entender o papel do movimento sindical no fortalecimento da Economia Solidária (ES) e a importância das parcerias internacionais no marco das relações sindicais e da ES. Os expositores foram Arildo Mota Lopes, Presidente da UNISOL Brasil, Giordano Giovannini, Presidente FILCTEM da CGIL Região Emilia Romagna/Itália, Sergio Nobre, Secretário-Geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Wagner Santana, Secretário-Geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sandra Pareschi, da NEXUS, Jean Bergevin, Assessor Sênior da Solidariedade Internacional, Caixa de Economia Solidária Desjardins (cooperativa de poupança e crédito vinculada a CSN/Canadá) e Cedro Silva, Presidente da Central Única dos Trabalhadores da Bahia.
No dia 26 acontecerá mais uma mesa de discussão: “Estratégias de Fortalecimento da Economia Solidária”, com o propósito de levar aos participantes uma visão renovadora e estratégica da atuação de projetos na busca de uma gestão sustentável e apresentar a importância da gestão multidisciplinar e integrada a fim de atingir os objetivos organizacionais, frente ao novo cenário atual e globalizado. Os palestrantes serão Marcelo Goma, Diretor Financeiro da UNISOL Brasil, Marcos Frade, Diretor-Executivo da Fundação Banco do Brasil, Sabina Breveglieri, responsável da NEXUS/Itália por projetos na América Latina e no Mediterrâneo, Alexandre Silva, Diretor da EBPS e Assessor Técnico da UNISOL Brasil e Claude Dorion, Diretor-Geral da MCE Conseils (uma entidade de consultoria vinculada a central sindical CSN em Québec/Canadá) e Coordenador, Desenvolvimento Solidário Internacional – DSI (organização de cooperação internacional vinculada a CSN).
No período da tarde haverá a conclusão e avaliação das discussões apresentadas e da proposta da Formação. A Nexus apoia vários projetos de redes e cooperativas brasileiras afiliadas à Unisol e já esteve presente no Brasil em outras ocasiões (veja entrevista com a presidenta aqui no site). Acompanhe também aqui as notícias relacionadas ao Fórum. Convidamos para que visite a nossa página e perfil no Facebook, denominada Unisol Brasil, no Google Plus +unisolbrasil e no twitter @UnisolBrasil.

 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM