Cooperativismo e Associativismo é tema de seminário em Recife

Foi realizada a sétima edição do Seminário Internacional de Sensibilização ao Cooperativismo e Associativismo, em Recife, nos dias 24 e 25 de outubro. O evento contou com a participação de renomados profissionais que fazem parte da Economia Solidária e do cooperativismo, entre eles estava o coordenador geral da UNISOL Brasil, Alexandre Antonio da Silva e o assessor técnico da entidade, Maurivan Tenório. A ação contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas.
O encontro foi organizado pelo Projeto Ramá e conta com apoio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco. A parceria faz parte das ações do Ministério do Trabalho e Emprego, voltada aos projetos produtivos e empreendimentos populares solidários. O objetivo do seminário foi refletir e compreender com vários atores da economia solidária as relações cotidianas de trabalho dos empreendimentos, por meio da troca de experiências.
Este ano, o tema apresentado foi Pensando o Trabalho Decente nos Empreendimentos Econômicos Solidários, pois, entende-se que o trabalho decente é a condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia de governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.
Na programação, palestras, debates e trabalhos em grupo abordando as políticas públicas de economia solidária, o trabalho decente nos empreendimentos econômicos, preservação do meio ambiente e a educação popular. Paralelo ao seminário aconteceu a Feira de Produtos e Serviços de Economia Solidária, montada no hall da Unicap.
Só em Pernambuco, já foram mapeados cerca de dois mil empreendimentos em vários setores produtivos: artesanato, agricultura, serviços, comércio, agroindústrias, pescadores, entre outros.
[nggallery id=37]

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM