Série de TV mostra soluções para superação da pobreza

Foto: Divulgação.


As tecnologias sociais são importantes mecanismos de superação da pobreza por meio da participação da comunidade. Para mostrar exemplos de sucesso e disseminar o conceito dessas tecnologias, a TVT, de São Paulo, exibe, a partir desta segunda-feira (26), às 19h30, uma série de documentários sobre o tema. A série Tecnologia Social: Solução para Superar a Pobreza mostrará, em 16 episódios de oito minutos cada, soluções efetivas de transformação social.
Os documentários são resultado de uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil e a TVT. Os programas serão exibidos de 2ª à 6ª feira às 19h30 na grade da emissora entre os dias 26/11/2012 e 17/12/2012, no Canal UHF 46 em Mogi das Cruzes e na Rede NGT, presente em 310 cidades espalhadas por 11 estados brasileiros. Além da exibição em rede aberta de televisão, os vídeos estarão disponíveis nos portais www.fbb.org.br e www.tvt.org.br.
Entre as histórias que compõem a série estão iniciativas bem sucedidas de geração de trabalho e renda em diversos estados do país como, por exemplo, construção de barragens, produção agroecológica integrada e sustentável, desenvolvimento de cadeias produtivas como a do mel, do caju e da mandioca, que fortalecem as cooperativas.
Cada programa da série apresenta uma experiência original que garante educação, renda, trabalho e melhoria da qualidade de vida de diversas comunidades. O primeiro programa vai mostrar a tecnologia social Balde Cheio, que transfere a pequenos produtores leiteiros técnicas e avanços estudados por institutos de ensino e de pesquisa com o intuito de promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite.
Tecnologias Sociais
A Fundação Banco do Brasil trabalha com o conceito de tecnologia social desde 2001, quando lançou o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. As técnicas e metodologias premiadas passaram a compor o Banco de Tecnologias Sociais (BTS), que reúne experiências testadas e aprovadas para problemas sociais em diferentes áreas como saúde, educação, habitação, água, geração de renda, alimentação, energia e meio ambiente. Atualmente, o BTS conta com 504 tecnologias certificadas disponíveis ao acesso público pelo site www.fbb.org.br.
Confira a programação
26/11     2ªfeira        Balde Cheio
27/11     3ªfeira        AABB Comunidade
28/11     4ª feira       País Produção Agroecológica Integrada e Sustentável
29/11     5ª feira       Jovens Protagonistas
30/11     6ª feira      Cadeia Produtiva da Mandiocultura
3/12       2ª feira      Projeto Rio São Bartolomeu Vivo
4/12       3ª feira      Cadeia Produtiva da Apicultura
5/12       4ª feira      Multiplano
6/12       5ª feira      Barraginhas
7/12       6ª feira      Ecos do Bem
10/12     2ª feira      Saneamento Básico na Área Rural
11/12      3ª feira     Metarreciclagem
12/12     4ª feira      Cadeia Produtiva da Cajucultura
13/12     5ª feira      Telinha de Cinema
14/12     6ª feira      BB Educar
17/12     2ª feira      Reciclagem de Resíduos Sólidos
Fonte: FBB / Por Elton Pacheco
Acompanhe o vídeo da Cadeia Produtiva da Apicultura:

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM