Território da Reforma debate ações para o segundo semestre do ano

Agricultores terão voz ativa e participarão das tomadas de decisões após a criação do conselho. Foto: Divulgação.


A coordenação diretiva do Território da Reforma (Projeto de Apoio a Produção Sustentável) realizou encontro para discutir ações que serão postas em prática no segundo semestre do ano. O plano contempla a criação de consórcio público no Território da Reforma e a criação do Consad (Consórcio Nacional de Segurança Alimentar e Desenvolvimento) na Serra da Bodoquena. A reunião foi realizada no município de Maracaju, em Mato Grosso do Sul, em 06 de junho.
Para o delegado do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) no estado, João Grandão, os recursos para este semestre aguardam parecer da SDT (Secretaria de Desenvolvimento Territorial) para novos investimentos. Além disso, o delegado mencionou que já está no Legislativo a proposta de recurso para 2013.
Os investimentos têm preocupado os representantes dos municípios, já que torcem pela liberação do recurso o quanto antes, como forma de apoio aos agricultores familiares que hoje enfrentam vários problemas.
Para o consultor do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Emilson Fernandes, o fundamental é o apoio da sociedade civil organizada para a criação do consorcio e para que consigam recursos provenientes do MDS e MDA, no sentido de fortalecer da segurança alimentar do estado. “A iniciativa ajudará os trabalhadores a produzirem alimentos de ótima qualidade”, disse.
O assessor técnico da Unisol Brasil no estado, Ari Jose de Souza, participou da reunião representando a instituição e também a Secretaria Executiva do Consad Serra da Bodoquena. De acordo com Souza, a preocupação era deixar de fora as decisões da sociedade civil com a criação do consórcio, mas o problema foi sanado com a criação do conselho executivo, que participará dos projetos de investimento dentro do Território da Reforma. “A SAF (Secretaria de Assuntos Federativos), ligada à Presidência da República, dará todo respaldo à criação do conselho e no dia 14 de junho haverá reunião com todos os prefeitos do Território e do Consad para juntos debaterem o assunto”, afirmou.
 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM