UNISOL BA participa da maior feira de economia solidária e agricultura familiar do país

Evento reúne centenas de empreendimentos
 
A 10ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), acontece de 23 de novembro a 1º de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à Fenagro.
 
Em um ambiente agradável, com 27 armazéns cenográficos que trazem toda a riqueza genuinamente produzida por associações e cooperativas da agricultura familiar, o público visitante vai se sentir no interior baiano e terá acesso a cerca de 3 mil produtos diferentes, de mais de 400 empreendimentos de toda a Bahia.
 
Além da participação de diversos empreendimentos filiados, a Unisol estará presente na programação técnica da feira.
 
“São momentos importantes de formação técnica que a Unisol BA preparou para ajudar a fortalecer a agricultura familiar e a economia solidária nos territórios do estado.”, explica Anne Sena, presidenta da Unisol BA e diretora de Finanças da Unisol Brasil. “Iniciativas como estas garantem o desenvolvimento da economia solidária quando destacam a importância da agricultura familiar no processo de geração de renda e empregos, na produção sustentável de alimentos saudáveis e na inclusão de gênero e raça”, complementa a presidenta.
 
Confira a programação:
– 25 de novembro das 8h às 18h – “Workshop sobre a análise das mudanças recentes da legislação sanitária da agroindústria familiar”
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
– 25 de novembro das 14h às 18h – “Viabilidade econômica para empreendimentos da agricultura familiar: Da gestão rumo à sustentabilidade”
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
– 26 de novembro das 8h às 12h – “Oficina técnica sobre o Serviço de Inspeção Municipal – SIM”
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
– 26 de novembro das 8h30 às 18h – “Seminário da produção orgânica na Bahia: Cenário da produção no estado e os desafios da certificação e controle social de feiras orgânicas”
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Saiba mais sobre a programação da feira
 
Expoentes da Agricultura Familiar
 
Para marcar os 10 anos da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, o evento contará com a exposição fotográfica Expoentes da Agricultura Familiar, uma homenagem a personagens que contribuíram para a construção da história da agricultura familiar baiana. Será lançado ainda um novo selo da agricultura familiar, que se tornará obrigatório pelas associações e cooperativas a partir da portaria da SDR. Durante a feira, a Bahia também fará a adesão, oficialmente, à Década da Agricultura Familiar, lançada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
 
Praça Gastronômica com uma Vila Forró
Uma das novidades da feira são as Ilhas do Bode e do Pescado. Na ilha do Bode, o público vai se deliciar com pratos como bode assado, hambúrguer de cordeiro, cortes especiais de cordeiros e cabritos como carré francês, filé mignon, costeleta, linguiças caprinas ovinas tradicionais, apimentadas e para churrasco. Na Ilha do pescado, catados de siri, aratu, sururu, chumbinho, linguiça defumada de peixe, filé, espetinho e caldo de peixe compõem alguns dos pratos que estarão sendo comercializados.
Na Praça Gastronômica, também poderá ser apreciada a culinária trabalhada pela agricultura familiar diversas regiões da Bahia, como as ostras do Recôncavo, a galinha caipira do Portal do Sertão, a moqueca de tucunaré da Chapada Diamantina e a Tapioca Gourmet do Sudoeste Baiano.
Além disso, para os amantes de uma boa bebida, a praça conta com quiosques com cerveja de maracujá da caatinga, chopp mel de cacau, de umbu, frozen de cachaça Abaíra e frozen de cachaça Paramirim.
 
Cozinha Show
Na Cozinha Show – Sabores e Saberes da Agricultura Familiar, nomes renomados na gastronomia como Fabrício Lemos, Marina Sabino, Bruna Moreira, Andrea Albuquerque, Caco Marinho, Rafael Zacarias e José Morchon farão uma interação entre a gastronomia e a origem dos alimentos com a apresentação de pratos desenvolvidos a partir dos produtos comercializados na feira.
Durante toda a semana, os chefs de cozinha darão aulas para estudantes de gastronomia de universidades públicas e faculdades privadas, com intuito de resgatar saberes culinários dos povos rurais, indígenas e quilombolas, revelando memórias e tradições no preparo de alimentos pouco processados, com a participação de representantes de comunidades. As aulas serão abertas ao público e as vagas são limitadas.
 
Programação cultural
A Feira, traz ainda uma programação cultural pra ninguém ficar de fora. Entre os destaques estão a apresentação do Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) e a banda Vai-Quem-Quer, na segunda-feira (25), o forrozeiro Flávio Leandro, na quinta-feira (28), Estakazero e Adelmário Coelho, no sábado (30). Os shows acontecem na Vila Forró da Praça Gastronômica, sempre a partir das 19h.
 
 
Serviço:
Local: Parque de Exposições de Salvador
Período: 23 de novembro a 01 de dezembro
Horário de funcionamento: das 8h às 22h
Ingresso: R$10 reais (exceto crianças e idosos a partir de 60 anos)
 
 
Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM