UNISOL Brasil apóia criação de rede no Mato Grosso do Sul.

A UNISOL Brasil através de articulação da sua assessoria técnica e do coordenador regional do centro-oeste, Victor Neves, fecharam uma parceria com o Grupo Unidos do Assentamento Uirapuru do município de Nioaque para a criação da rede de agro-ecologia do MS.
Participaram da reunião o assessor técnico da Unisol Brasil no MS Ari José de Souza; Vitor Neves coordenador regional do centro-oeste da UNISOL Brasil; a coordenadora estadual do projeto Brasil Local, Dalva pereira de Lima; Roberto Lima, Secretario de Municipal de Planejamento e Ivaldo Cordeiro, secretario da Associação do Grupo Unida.
A reunião aconteceu no dia 30 de julho de 2010 no município de Nioaque, MS, o coordenador regional do centro-oeste, Vitor Neves fez o convite para o representante do Grupo Unidos para começarem a criar a rede de agro-ecologia e como primeira etapa, a produção de milho orgânico no assentamento Uirapuru explicando as vantagens de produzir alimentos de boa qualidade, e sendo orgânico agrega valor ao produto. Lembrando que enquanto uma saca de milho convencional na região é vendida a R$ 12,00, a saca do milho orgânico pode chegar a R$ 35,00, com isso podendo criar mecanismo para melhorar a qualidade de vida da comunidade.
A coordenadora estadual do projeto Brasil Local lembra que tudo está acontecendo graças ao trabalho que a UNISOL Brasil vem realizando no MS, “este é o primeiro passo para a criação da rede que os municípios de Bela Vista e Caracol também iram fazer parte, produzindo alimentos e com isto gerarando renda e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Alem do projeto Brasil Local apoiar todas as ações direcionadas aos empreendimentos que queiram participar desta rede”.
O Secretário Municipal de Planejamento salienta que esta construção vai melhorar as condições não só do assentamento Uirapuru, mas também de outras localidades do município, “começamos dando o primeiro passo com um, logo outros virão para a rede, e tudo que depender do poder público municipal em apoiar este tipo de ação estaremos de portas abertas, e com a vinda da UNISOL Brasil já podemos notar a grande diferença de um lugar para outro”.
O representante do Grupo Unido ficou feliz com o convite de integrar a rede para produzir alimentos, e como serão os primeiros do município, vão fazer o possível para que mais pessoas juntem-se à rede, e ressalta que “a UNISOL Brasil vem fazendo um papel importante neste segmento como o encontro do setorial em Salvador e agora apoiando a criação da rede agroecologica”.
Para o assessor técnico da UNISOL Brasil, Ari José de Souza, “nós estamos há um ano articulando a criação desta rede entre o assentamento Itamarati de Ponta Pora e a Associação dos Produtores Orgânicos do MS, com a articulação do Vitor Neves com a APOMS para se criar a rede. Começamos com o município de Nioaque agora já estamos conversando com os Municípios de Caracol e Bela Vista que estão interessados em produzir alimentos orgânicos, mas tudo foi possível por que a UNISOL Brasil tem criado condições de trabalho no MS. Sabemos da importância desta relação, e hoje os empreendimento reconhecem na Instituição um parceiro de valor inestimável, por isto que quando chegamos nos municípios todos sabem que a UNISOL Brasil vai apoiar os empreendimentos a se organizarem e assim conseguir criar uma sociedade mais justa para todos”.
 
Fonte: Ari José de Souza, assessor técnico da UNISOL Brasil no MS
 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM