UNISOL Brasil auxilia na organização dos catadores em Curitibanos-SC

A UNISOL Brasil foi convidada pela Prefeitura de Curitibanos-SC para participar de um encontro entre gestores públicos de oitos municípios da região, que compõem o COINCO (Consórcio Intermunicipal do Contestado), formado para a utilização de um aterro sanitário comum. A proposta foi de auxiliar no processo de organização dos catadores da região.
A atividade foi realizada na Secretaria de Assistência Social do Município de Curitibanos. Participaram da atividade gestores, o presidente da COINCO, Altamin J. Porkio, e 25 catadores de oito municípios. De Curitibanos também participaram o prefeito, José Antonio Guidi, o vice-prefeito, Aldo Dolberth, a presidenta da Câmara de Vereadores, Vilma Natália Fontana Maciel, o vereador Valdir A. Traliari, e o secretário da assistência social João Carlos Martins.
Após a fala das autoridades locais, o diretor secretário geral da UNISOL Brasil, Gilson Gonçalves, fez uma apresentação institucional e destacou a importância dos catadores estarem organizados em cooperativas e associações. Apresentou o conceito da ECOUNI e os produtos que fazem parte do catálogo desta marca. Salientou que a organização dos catadores em cooperativas ou associações junto a UNISOL Brasil possibilitará o acesso a estas iniciativas.
Na sequência, o assessor técnico da UNISOL Brasil, Daniel Tomazoni, convidou os catadores a relatarem como se articulam em Curitibanos. Eles destacaram que há uma associação formada por catadores que coletam e triam os materiais. Esta associação também compra os materiais de catadores não associados. Eles apontaram a necessidade de investimentos públicos e de melhorias para o setor, tal qual a ampliação e reforma de seu galpão de triagem.
Ficou estabelecida a realização de uma reunião mensal entre os catadores e o poder público para a organização desta iniciativa. Além disso, a UNISOL Brasil se comprometer em enviar um manual de passo a passo para a criação de cooperativas e também irá acompanhar o processo.
Veja abaixo as fotos do evento:
[nggallery id=115]

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM