UNISOL Brasil e SEDTUR visitam agricultores em Cuiabá

A UNISOL Brasil, junto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (SEDTUR) de Cuiabá, realizaram missão técnica no município de Nobres entre os dias 26 e 27 do último mês, com o intuito de visitar propriedades, associações e empreendimentos de agricultores familiares, para a viabilização de um projeto voltado ao turismo rural solidário, inclusivo e criativo no local.
Os encontros foram acompanhados pela técnica em agropecuária Naja Varley, representante do projeto Bases de Serviços, da UNISOL Brasil, no Território Baixada Cuiabana, na qual Nobres está inserido, do agente técnico Geraldo Donizeti Lúcio, coordenador da UNISOL Brasil no Estado de Mato Grosso e do presidente do INNOVO, instituto voltado para a cultura local, Jefferson Borralho.
Entre os agricultores visitados, estavam o casal Maria Neli do Nascimento e Edimar Felix do Nascimento. O encontro com eles foi seguido de um bate papo e apresentação da proposta do roteiro integrado de turismo rural na agricultura familiar, com focos em agroecologia, Economia Solidária, economia ativa, produção associada ao turismo, turismo com base local e/ou comunitário, gastronomia e manifestações culturais.
No decorrer da conversa, Edimar relatou que em 1990 deixou um emprego estável de quase 20 anos e com algumas economias resolveu investir na vida do campo, com passou a ser um agricultor familiar. Atualmente, desenvolve atividades de agricultura, horticultura, fruticultura e pecuária de leite. Já Maria, conhecida como Maria do Leite, faz vários derivados do produto, como por exemplo, queijos, manteiga caipira, doce de leite.
“Aqui existe um grande potencial hídrico e natural, comecei a desenvolver o turismo rural, com várias atividades de lazer, trilhas, banhos, gastronomia e apresentações culturais”, afirmou Edimar.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM