Unisol Brasil é selecionada para terceira etapa do Projeto Cataforte

Cataforte
A Unisol Brasil foi selecionada, como convenente, para a terceira etapa do Projeto Cataforte, para assistir cooperativas dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Dando continuidade à sua missão no setorial de reciclagem, participou e foi escolhida na seleção pública de propostas para contratação de Bases de Serviços de Apoio às Redes de Cooperação de Empreendimentos Solidários, constituídos por catadores e catadoras de materiais recicláveis no âmbito do Projeto Cataforte – Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias.
A entidade participará de evento no dia 10 de outubro em Ourinhos (MG), junto com outras instituições selecionadas, a convite da Secretaria-Geral da Presidência.
O Cataforte III foi lançado em julho de 2013, com a perspectiva de avançar o nível de formação das cooperativas de catadores.
O programa, na sua terceira etapa, pretende dar um salto no que diz respeito à tecnologia das redes solidárias. A ideia é inserir essas tecnologias no mercado da reciclagem de modo sustentável e promovendo a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Estão sendo destinados ao todo R$ 200 milhões para estruturar, qualificar e equipar as cooperativas de catadores, para que estas se tornem aptas a prestar serviços de coleta seletiva para prefeituras, participar no mercado de logística reversa e realizar conjuntamente a comercialização e o beneficiamento de produtos recicláveis.
O Programa Cataforte teve início em 2007, visando o fortalecimento das organizações sociais e produtivas, das suas formas de autogestão e dos empreendimentos econômicos solidários.
Com o sucesso das duas edições anteriores do programa, que focaram níveis distintos – desde a organização em cooperativa até o trabalho cooperativo em redes de comercialização e logística -, o Projeto Cataforte buscou dar seguimento às ações traduzidas por investimentos na estruturação logística das redes de comercialização, com ênfase na aquisição de veículos para a realização de coleta, transporte e comercialização de materiais recicláveis.
Também foram realizadas capacitações em logística para lideranças e catadores das cooperativas integrantes das redes e assistência técnica para a elaboração de planos de logística executáveis para essas redes.
O Programa é fruto de reivindicações e negociações diretas do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e o Governo Federal.
O projeto reúne a Secretaria-Geral da Presidência da República, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Trabalho e Emprego, Fundação Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, Banco de Desenvolvimento Econômico e Social, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil e a Petrobras.
Fontes: Unisol, Portal Brasil e Site da SG-PR.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM