Unisol Brasil está com estande e roda de conversa na Expocatadores, em São Paulo

Uma equipe da Unisol Brasil está participando do evento mais importante para os cooperados e pessoas que vivem do trabalho na reciclagem: a Expocatadores, de 01 a 03 de dezembro, no Centro de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo. Maior evento do setor no mundo, tem a presença da Unisol Brasil com estande e promoção de uma roda de conversa no dia 03 (mais informações no final deste texto).
No dia da abertura, 01/12, das 14h às 17h, o Instituto Ecoar para a Cidadania, parceiro da Unisol Brasil, faz uma oficina de”Mediação de Conflitos e Cultura de Paz”, com a palestrante Luzia Maria Honorato, educadora e catadora, e a mediação de Fábio Cardozo. Será mostrada a experiência bem sucedida na construção do coletivo aplicado nas cooperativas de catadores participantes da Rede Verde Sustentável, de São Paulo.
Fábio Cardozo, nosso assessor técnico do setorial de reciclagem e parte da equipe que organizou a participação da Unisol no evento, nos concedeu uma entrevista sobre o assunto.
Unisol Brasil – Qual a importância do setorial de reciclagem para a Unisol ?
O Setorial da Reciclagem para a Unisol tem grande importância seja porque ele é o segundo maior em número de empreendimentos filiados seja por ele trazer uma pauta socioambiental que envolve a todos que defendem uma sociedade justa e sustentável.
Unisol Brasil – Como é a participação da Unisol no evento? Será somente por meio de estande ou terá outras ações?
A Unisol Brasil ao longo dos anos vem se dedicando a apoiar e fortalecer a organização dos catadores(as) em todo o Brasil por meio de projetos que desenvolve em parceria com o governo federal. Nós vemos a Expocatadores com um espaço importante de troca de experiência e articulação política do movimento dos catadores(as) com suas pautas e debates da situação nacional. Estaremos presentes com um estande e também realizaremos uma roda de conversa que trata da aplicação da Lei 12.690/2012 do Cooperativismo de Trabalho. (veja mais informações abaixo).
No dia da abertura, das 14h às 17h, o Instituto Ecoar para a Cidadania faz uma oficina de”Mediação de Conflitos e Cultura de Paz”, com a palestrante Luzia Maria Honorato, educadora e catadora, e a mediação de Fábio Cardoso. Será mostrada a experiência bem sucedida na construção do coletivo aplicado nas cooperativas de catadores participantes da Rede Verde Sustentável, de São Paulo.
Unisol Brasil – O que estará exposto e será divulgado no estande ? Qual é a estratégia adotada para ter visibilidade ?
No estande iremos expor os produtos fabricados pela ECOUNI, empreendimento solidário criado pela Unisol Brasil, na linha de produtos sustentáveis que estamos já trabalhando, como mobiliário urbano, cachepos, bancos, entre outros. E também teremos a presença da Cooperativa Charlotte arte em costura, de São Bernardo do Campo, que fabrica bolsas e sacolas a partir do reaproveitamento de lonas e banners, fazendo o reaproveitamento de resíduos e dando um destino ecologicamente correto. E ainda, estará conosco o Instituto Ecoar, ONG parceira da Unisol que atua no campo da Educação Ambiental e da gestão de resíduos junto aos catadores e catadoras.
Unisol Brasil – Quantas e quais as cooperativas e pessoas estão envolvidas na organização e no estande ?
Não tem necessariamente outras cooperativas envolvidas no estande, temos, sim, entidades parceiras e pessoas da Unisol que estarão lá, dialogando com os visitantes. Podemos dizer que teremos a presença de representantes de diversos empreendimentos do Brasil, filiados à Unisol, visitando e participando do evento.
Unisol Brasil – Tem algo mais para complementar ?
O evento é um marco na história da reciclagem no Brasil e já faz parte do calendário dos governo federal, desde o governo Lula e agora com a presidenta Dilma. E isto honra o compromisso destas autoridades passarem “o Natal” com os catadores(as) e a população em situação de rua, numa demonstração clara do esforço político do governo para com os excluídos e os mais pobres deste país.
Convidamos dessa forma os presentes ao evento para acompanharem a roda de conversa, dia 03, das 9h às 12h30, promovida pela Unisol Brasil, no auditório de papel (rua B):
“A Lei 12.690/2012 da Cooperativa de Trabalho e sua aplicação nas cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis”. Os palestrantes são:
– Dr. Marcelo Mauad, Advogado e Consultor Jurídico da Unisol Brasil, Diretor na Faculdade de Direito Metodista, em São Bernardo do Campo, São Paulo;
– Aguinaldo Lima – Contador e Assessor da Caritas Brasileira;
– Leo Pinho – Coordenador na Unisol São Paulo.
Acesse o site http://www.expocatadores.com.br/programacao para ter mais detalhes do evento. Acompanhe aqui outras notícias direto do Anhembi nos dias do evento.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM