UNISOL Brasil se prepara para grande evento


Um dos principais eventos da UNISOL Brasil está prestes a acontecer. Com preparativos a todo vapor, o Seminário Nacional 2012 e a terceira edição do Congresso, será realizada de 21 a 23 de novembro, no Cenforpe Ruth Cardoso, em São Bernardo. O tema deste ano será “Desenvolvimento Sustentável da Economia Solidária Brasileira” e tem por objetivo o balanço da última gestão, analisar projetos de interesse da Economia Solidária, da classe trabalhadora e da sociedade em geral.
O evento ocorre a cada três anos, por isso é tido como momento fundamental para reflexão entre os empreendimentos filiados, a UNISOL Brasil e parceiros. Juntos debaterão os próximos passos, bandeiras de lutas que devem ser renovadas, além de nortear a eleição da direção executiva da instituição. Nessa edição, o público esperado é de 800 pessoas de todas as regiões do Brasil, entre eles delegados representando empreendimentos filiados, parceiros nacionais e internacionais, e convidados.
O congresso da UNISOL Brasil, tradicionalmente, costuma ser um espaço para reforçar a identidade e a missão da entidade. Contudo, é também o momento reunir experiências ricas e o conhecimento cultural e intelectual dos participantes, para juntos avaliarem e construírem novas estratégias no campo da inovação tecnológica, cooperativas sociais, trabalho decente, marco jurídico, acesso ao crédito, entre outros temas que sejam sustentáveis para o País e ao planeta.
De acordo com o presidente da UNISOL Brasil, Arildo Mota Lopes, pessoas do mundo todo estão se unindo e articulando em rede de atores, que buscam o desenvolvimento em prol de padrões de produção, consumo e reprodução, visando proteger as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos, o bem-estar comunitário. “Pensar no futuro sustentável não é tarefa fácil, mas quando reunimos importantes atores da sociedade à gente consegue vislumbrar uma série de iniciativas que podem ser colocadas em prática”, afirmou.
Para Lopes, a expectativa para o Seminário Nacional 2012 e 3º Congresso é que este possa ser um espaço de trabalho em que os interesses dos empreendimentos filiados e parceiros sejam identificados, de maneira em que apresente resultados de interesse da sociedade e da classe trabalhadora, levando em conta os aspectos sustentáveis e humanos.
Vale lembrar que a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou 2012 como o Ano Internacional do Cooperativismo, debatendo no mundo uma década de crescimento sustentável.
Clique aqui e visite a página exclusiva do Congresso. 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM