Unisol Brasil se fortalece no Rio de Janeiro

SAM_2462

III Conferência Municipal de Economia Solidária com a presença de Gelson Silva, assessor técnico da Unisol Brasil


Os primeiros nove meses de 2014 foram de muita atividade e engajamento da Unisol Brasil, filial do Rio de Janeiro, e da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho (Acootcarj). Em março, no dias 27 e 28, no Rio de Janeiro, a Acootcarj participou da 3ª Conferência Municipal de Economia Solidária, que foi um evento preparatório para a Conferência Estadual sobre o mesmo tema, ocorrida em maio passado. Gelson Silva, representante da Unisol Brasil, acompanhou a Associação e os debates, onde participaram vários empreendimentos de economia solidária, gestores públicos, Terceiro Setor e pessoas interessadas no tema que são parte da comunidade.
Um conjunto de diretrizes foram debatidas na Conferência, como as garantias de participação dos micro e pequenos empreendedores, em condições de igualdade, nos pregões públicos e nas compras governamentais e políticas públicas de acesso a crédito, pelo pequeno empreendedor e também foi apresentado as diretrizes do Plano Municipal de Economia Solidária.
Segundo Gelson “Na Conferência os empreendimentos ligados a Economia Solidária demonstraram muita vontade e ação nas práticas que buscam uma nova alternativa na relação capital e trabalho, com presença de vários representantes do poder público, empreendimentos, iniciativa privada e Terceiro Setor”. Os organizadores elencaram quatro temas, discutidos por quatro grupos, que apresentaram cinco propostas preliminares cada um. Dos vinte temas apresentados na plenária, saíram dez propostas finais, que passaram por votação e aprovação e seguiram para a conferencia estadual.
Os grupos debateram muitas alternativas para que a Economia Solidária se torne forte e independente, assim como caminhos práticos para se atingirem os objetivos, ressalta Gelson.
“Tivemos o prazer de pertencer ao grupo que contribuiu com as quatro propostas mais votadas na plenária, e além disso, fui eleito conselheiro para a próxima etapa: a Conferência Estadual, para representar os catadores e os nossos empreendimentos, dando destaque para a UNISOL Brasil”, destaca Gelson. Atualmente a capital fluminense tem dez redes na área da Economia Solidária. O evento resultou de uma parceria com o Fórum Municipal de Economia Solidária do Rio de Janeiro.
Outro evento que teve a participação da Unisol Brasil foi o ‘Dia C, Dia da Cooperação’, realizado em 23 de maio e promovido pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB/RJ). Houve a presença de dirigentes e cooperados de mais de 50 cooperativas fluminenses. Este encontro deu início à mobilização e organização das cooperativas para as ações do Dia C, ocorrido no último dia 06 de setembro. Na ocasião, foram apresentadas as estratégias para a realização do Dia C nos estados, para estimular a intercooperação e o interesse pela comunidade e integrar todas as atividades e serviços voluntários.  
Por fim, para a assinatura do compromisso mútuo de cooperação para o fortalecimento da economia solidária no Estado do Rio e a pré-disposição de trabalhar junto à Unisol Brasil (documento denominado TCT), no mês de janeiro deste ano, estiveram presentes os representantes da Unisol Israel Santos, Alécio Mascarenhas e Gelson da Silva, atual coordenador da região sudeste; da OCB/Sescoop/RJ o seu presidente Marcos Diaz e Vinicius Assumirão, secretário de Desenvolvimento Econômico e Social do município do Rio de Janeiro.
tct27

Assinatura do documento de parceria entre a OCB Rio de Janeiro e a Unisol Brasil.


 
 
 
 
 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM