UNISOL e Ibradepp visitam produtores da Colônia Camisão

A beleza exuberante da Colônia Camisão, assim como os meios de trabalho tradicionais do local, chamou a atenção do assessor técnico da UNISOL Brasil no Mato Grosso do Sul, Ari José de Souza, e do consultor do Ibradepp (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Políticas Públicas) Zilda Arns, Marcelo Saad. Eles visitaram o município de Aquidauana, em 11 de agosto, e lá encontraram pequenos produtores que atuam na agricultura como fonte de renda, mais precisamente na fabricação de licores com frutos do cerrado e do pantanal, além da produção de farinha de mandioca. A ideia é traçar plano de trabalho para comercialização de divulgação destes itens.
Para os produtores de licor Carlos Bend e Jaciara Palermo, a visita trouxe novo impulso para a comunidade. A grande maioria dos trabalhadores tem a declaração de aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), sendo que um dos objetivos é trabalhar com ervas finas, que serão processadas, colocadas no mercado e também à disposição do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).
De acordo com Saad, o compromisso de apoiar os agricultores em algumas ações é para que eles tenham condições de comercializar parte da produção em programas de governo e o excedente para o mercado tradicional. “A ação aumentará a renda de cada agricultor e trará a oportunidade de desenvolver novas técnicas de plantio”, disse.
Souza ressalta que a valorização do trabalho dos produtores rurais é cada vez mais evidente no estado. “Estamos visitando empreendimentos e fazendo articulações para que possam participar do evento que acontece em Campo Grande, no dia 15 de agosto, em que haverá assinatura do convênio entre o Ibradepp e o governo do estado”, mencionou. De forma estratégica, será proposto ainda projeto de turismo rural na região para ajudar a comunidade.
[nggallery id=89]

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM