Unisol fecha acordo com cooperativas europeias

Representantes da Unisol se reuniram membros de cooperativas europeias

Representantes da Unisol se reuniram membros de cooperativas europeias


A Unisol fechou acordos de cooperação com cooperativas e entidades de articulação da Itália e Espanha, com o objetivo de fomentar a criação de uma instituição financeira solidária da central de cooperativas.
As parcerias foram firmadas entre os dias 7 e 14 de setembro durante visita à Europa de Marcelo Rodrigues, tesoureiro da central de cooperativas e Alécio Mascarenhas, assessor da direção executiva.
Nos sete dias no Velho Continente, os representantes da Unisol visitaram instituições de fomento e diversos empreendimentos da economia solidária. Entre eles, destacam-se a Cooperazione Trentina, OCDE, CGM e Banca Poppolare Ética (Itália) e a Fiare e Conosud (Espanha).
Além da assessoria técnica, a expectativa é que os empreendimentos visitados façam investimentos financeiros de longo prazo, para a formatação de um fundo solidário no País.
A Fiare (sigla em espanhol para Fundação de Investimento e Poupança Responsável) conta com mais de 4,2 mil associados e funciona como uma cooperativa de crédito e conta com um capital de 4,3 milhões de euros (o equivalente a R$ 13 milhões).
Mesma proposta da Banca Popolare Etica, cooperativa do qual a Fiare é parceira. Um dos diferenciais da Ética é que, apesar de ser um empreendimento solidário do setor de crédito, sem fins lucrativos, ele é considerado um banco regular pelo Banco da Itália.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM