Unisol participa de debate na Secretaria-Geral da Presidência sobre Mercosul

 

Mesa de debates no encontro 'Participação Social no Mercosul', em Brasília (DF).

Mesa de debates no encontro ‘Participação Social no Mercosul’, em Brasília (DF).


Nos dias 15 e 16 de setembro, Fernando Cayres, assessor de relações internacionais da Unisol, participou do debate “Participação Social no Mercosul’, organizado pela Secretaria-Geral da Presidência, em Brasília. Durante o encontro, que reuniu cerca de 80 participantes provenientes de vários movimentos sociais brasileiros, como centrais sindicais, ONGs, pesquisadores, gestores públicos e especialistas, foi discutido como estes movimentos podem pautar as relações no Mercosul.
O evento serviu para identificar formas de aprimorar a atuação da sociedade civil brasileira como protagonista da integração regional e o papel do governo brasileiro como facilitador da participação social em foros internacionais, além de propor soluções para fortalecer a participação social na América do Sul. Estratégias e a construção de políticas públicas com estes atores foram os principais temas debatidos.
Os participantes discutiram o Programa Mercosul Social e Participativo (PMSP) e o Foro de Participação Cidadã da Unasul. De acordo com o subsecretário-geral da América do Sul, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Antonio José Ferreira Simões, cabe a cada nação encontrar um modelo de participação que seja possível dentro de cada país. “Esse modelo de Estado em parceria com a sociedade civil é o modelo que nós devemos seguir e aprofundar”, defendeu o embaixador.
Pertencem à Unasul: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela.
Fontes: Unisol Brasil e site da SG-PR.
SG-PR Mercosul

Outro ângulo da mesa de debates no referido encontro.Fonte: Site da SG-PR.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM