Unisol participa de evento no Amazonas

Profissionais qualificados pelo programa de cooperação

Profissionais qualificados pelo programa de cooperação


A Unisol atua no incentivo aos empreendimentos solidários no Amazonas. No último dia 18, Maysa Gadelha, secretária de Inovação e Tecnologia da central de cooperativas participou do 1º Seminário Internacional de Desenvolvimento Econômico Integrado da Mesoregião do Alto Solimões.
O evento, organizado pelo programa de cooperação internacional Brasil Próximo, reuniu representantes do poder público, acadêmicos, além de representantes de entidades do terceiro setor.
O debate tratou de um modelo ideal para o desenvolvimento da região. Um dos pontos discutidos foi o incentivo à extração de madeira de forma sustentável. “A ideia é transformar a região de Tabatinga em um polo de exportação de móveis”, destaca Maysa.
Dentro dessa linha de ação, destaca-se o trabalho do Brasil Próximo, que em meados do mês passado organizou um curso de marcenaria para 60 trabalhadores do Alto Solimões. O objetivo é capacitar marceneiros e madeireiros para a produção de peças artesanais com madeira certificada.
“A meta foi ensinar novas técnicas para melhorar a produção dos trabalhadores. Na Europa, os móveis de madeira maciça são muito valorizados, mas produtos sem madeira certificada não podem ser comercializados”, ressalta Claudio Rissicini, coordenador do Brasil Próximo na região.
O Brasil Próximo é um programa de cooperação internacional entre o governo brasileiro e as regiões italianas da Umbria, Marche, Toscana, Emilia Romagna e Ligúria. Aos italianos, cabe a realização de projetos de desenvolvimento em vários estados do País. No estado do Amazonas, a responsável pelas ações de desenvolvimento é a delegação da Ligúria.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM