UNISOL participa de seminário sobre sindicalismo e economia solidária

Dirigentes da UNISOL Brasil participam, de 20 a 22 de agosto, do “Seminário Nacional Sindicalismo, Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária”, uma iniciativa da ADS-CUT – Agência de Desenvolvimento Solidário, em parceria com DIEESE e CESIT. Realizado na sede da CUT, em São Paulo, o seminário articula-se com o 13º Congresso Nacional da Central e pretende contribuir com os debates que ocorrerão no momento congressual que tratará do “mundo do trabalho”.

O presidente da UNISOL Brasil, Léo Pinho, compôs a mesa “A Agenda do trabalho associado/economia solidária na história da CUT: resgate histórico, atualidades e desafios”, realizada na tarde desta terça-feira, 20. Além de relembrar momentos importantes da relação entre a central sindical e a UNISOL, em especial nas discussões que deram origem à entidade, Léo também destacou as dificuldades vividas pelos empreendimentos da economia solidária em virtude das medidas retrógradas e anticivilizatórias promovidas pelo governo federal. Apontou o compromisso expresso no manifesto de 15 anos da UNISOL, que apresentou 5 Medidas para fortalecer a democracia e enfrentar a crise, e afirmou que a luta é mais complexa do que apenas garantir, por exemplo, uma lei sobre economia solidária, citando exemplos de ações que manifestam a visão estratégica da entidade na atuação concreta da defesa das 5 Medidas: “Não é possível ter desenvolvimento sustentável no Brasil enquanto não derrubarmos a EC 95 (que congela investimentos por 20 anos). Não é possível ter economia solidária sem instrumentos de participação social, então temos que nos colocar contra o decreto 9759, que acaba com os conselhos. É impossível ter economia solidária e auto-gestão sem democracia, por isso, nossa incidência na relação com a sociedade em geral, mas em especial com os poderes Legislativo e Judiciário, vem nesse sentido”.

Também presentes, os membros da direção executiva da UNISOL, Arildo Lopes e Carlos Caramelo, ressaltaram a importância do aprofundamento das relações entre o movimento sindical e a economia solidária. Para Arildo, secretário-geral da UNISOL e presidente da Unicopas, a CUT demonstra seu compromisso com a construção de uma nova economia ao realizar o seminário: “A ADS está de parabéns pela organização deste encontro, que manifesta o compromisso da central com o aprofundamento das relações com as entidades e empreendimentos da economia solidária e fortalece nossa busca de unidade na luta”. Já Carlos Caramelo, o encontro permitirá a construção de uma agenda política entre economia solidária e movimento sindical: “Ao elaborar propostas de diretrizes comuns entre trabalho assalariado e o segmento de trabalho organizado na perspectiva da economia solidária, poderemos avançar na construção coletiva de agendas comuns que favoreçam o conjunto da classe trabalhadora”.

Na discussão sobre experiências concretas de empreendimentos de trabalhadores, a Uniforja, organização de metalúrgicos do ABC Paulista foi um dos destaques. Para o advogado Maurício da Costa, dirigente da Uniforja, “O encontro é um marco para avançar internamente para o fortalecimento da economia solidária. A Uniforja teve a chance de compartilhar sua experiência com a CUT Brasil. Precisamos continuar incentivando também o fortalecimento da UNISOL”. Outro destaque feito por Maurício é em relação à necessidade da conexão entre os empreendimentos.

SAIBA MAIS:

A Agência de Desenvolvimento Solidário – ADS foi criada em 1999 pela CUT juntamente com a Unitrabalho, DIEESE, FASE e outras organizações. Constitui uma nova fase para os trabalhadores, a busca de novos referenciais de geração de trabalho e renda e de alternativas de desenvolvimento.

A ADS vem consolidando suas ações na promoção da economia solidária e no desenvolvimento sustentável para o fortalecimento e constituição de cooperativas e de empreendimentos coletivos solidários como um meio de gerar trabalho e renda.

Clique no link para assistir ao vídeo da intervenção do presidente Léo Pinho:
Clique aqui para ver fotos do primeiro dia do seminário:

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM