UNISOL realiza em SC o 1º Seminário Estadual do Cataforte

Em parceria com a Cáritas Brasileira – Regional Santa Catarina e Prefeitura de Joinville, a UNISOL Brasil realizou, em 22 de setembro, na cidade de Joinville, Santa Catarina, o 1º Seminário Estadual do Cataforte (Programa de Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo dos Catadores de Materiais Recicláveis) Logística Solidária. O seminário também ocorreu no ABC Paulista, na mesma data.
O evento, que teve como tema “Construir Novos Caminhos e Fortalecer as Redes”, reuniu 118 catadores das cidades de Joinville, Itapema, Itajaí, Navegantes e Blumenau. O objetivo da ação foi promover a reflexão sobre o fortalecimento e a organização dos catadores de materiais recicláveis como atores no processo de reciclagem.
Durante o seminário, foi realizada mesa redonda tendo a participação de Dorival Rodrigues Fernandes, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Fernandes apresentou os principais avanços que ocorreram nos últimos anos em relação à articulação e o fortalecimento dos catadores de materiais recicláveis no Brasil e em Santa Catarina. Ele destacou que ainda há muito que fazer e que a organização coletiva dos catadores é um dos principais instrumentos para superar estes desafios.
Na sequencia da mesa redonda, Jackeline Gomes de Oliveira, do empreendimento Sustentar, representando o Fórum Catarinense de Economia Solidária, apresentou o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, destacando os principais pontos referentes aos Catadores de Materiais Recicláveis.
As participações na mesa foram finalizadas com a fala do diretor tesoureiro da UNISOL Brasil, Gilson Gonçalves, que também preside a Unipol.
Gonçalves abordou a temática da inovação, a partir da implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. Como exemplo de inovação, o tesoureiro apresentou a linha Ecouni de produtos sustentáveis da UNISOL Brasil. A linha é composta de itens que são pensados e produzidos para gerar o menor impacto possível ao meio ambiente. A inovação é uma característica marcante na linha de produtos.
Ao longo do seminário, cada empreendimento de catadores compartilhou sobre suas realidades, processos de gestão, formação, desafios e sonhos. O evento foi finalizado com grande confraternização entre todos os presentes.
[nggallery id=98]
 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM