Unisol vai fomentar o turismo rural com agricultores familiares

Ayrton Violento: "Agora é o momento certo para se investir no turismo rural"

Ayrton Violento: “Agora é o momento certo para se investir no turismo rural”


Ligar agricultores familiares à indústria turística é um dos objetivos do setorial de Turismo da Unisol Brasil. A ideia é levar ao campo gente mais acostumada às tradições urbanas para saber como funciona, de fato, o trabalho dessas pessoas.
Para Ayrton Violento, coordenador do setorial da Unisol, agora é o momento certo para se pensar em investimentos no turismo rural. “Com os eventos internacionais, o Brasil é a ‘bola da vez’. O estrangeiro vem nos visitar, toma um café orgânico e pode querer descobrir como aquilo é produzido”, afirma o coordenador.
O turismo rural permite justamente que todos tenham um contato maior com a natureza para conhecer, por exemplo, como funciona o trabalho do homem do campo. “Nosso foco é agricultura familiar. Não nos interessa levar o turista para um hotel fazenda, em que tudo parece ter sido montado só para ele ver”, disse.
Dentro desse cenário, Violento destaca que o trabalho do setorial é o de incentivar a formação de cooperativas e associações de agricultores com o objetivo de explorar o turismo rural. Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Unisol Brasil realiza a qualificação de técnicos agrícolas para que possam se tornar multiplicadores do tema.
“Reunidos em redes, é muito mais fácil para que os agricultores possam entrar no mercado turístico, pois é possível disponibilizar um pacote maior de roteiros”, ressalta.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM