VI Festa do Milho celebra crescimento da produção agrícola na Transacreana

A festa para celebrar o crescimento na produção de milho na região da Transacreana a cada edição ganha mais complementos e mostra a quem prestigia a expansão que vem acontecendo na região.
Nesta sexta edição a festa contou com a exposição de gado, carneiros, venda de aves, peixes, verduras, muito milho e produtos derivados do grão.
O produtor rural José Augusto Pinheiro, presidente da Coopermat (Cooperativa de Produtores Rurais de Mecanização Agrícola do Estado do Acre) garante que os produtores estão muitos satisfeitos com os investimentos que a região da Transacreana vem recebendo na gestão de Tião Viana.
Morador há 30 anos da região, o produtor rural Juarez Rodrigues conta que com a chegada da mecanização a vida das pessoas que trabalham com plantio de milho e outros produtos mudou.
“A mecanização chegou na hora certa e o apoio do governo tem sido muito importante. Antes a gente produzia 30 sacos de milho por safra. Hoje, produzimos 300 sacos de milho por safra”, exalta Rodrigues.
Satisfeito em ver a alegria dos produtores que começam a colher os frutos do trabalho na produção agrícola, o governador Tião Viana afirmou que os avanços na região da Transacreana servem de exemplo para todos que investem em produção agrícola.
“Isso são avanços que marcam a história de um belo polo de produção rural do Acre que é a Transacreana. Hoje os produtores estão com dois mil hectares mecanizados e a nossa meta são cinco mil hectares mecanizados ano que vem para a produção de milho, feijão, arroz e seguiremos avançando cada vez mais para a produção com pequenos animais”, anunciou Tião Viana.
No próximo mês deve ser inaugurado o silo graneleiro da região. Isso vai possibilitar a armazenagem de 2,6 toneladas de milho que representaram 52 mil sacas do grão.
Consolidação conquistada pelo trabalho
O secretário de Agricultura e Pecuária (Seap), Mauro Ribeiro lembrou que a festa do milho que este ano chega a sua sexta edição começou de maneira tímida, mas aos poucos se consolida como uma feira agropecuária que apresenta os resultados dos trabalhos dos produtores.
“Com o trabalho que estão apresentando esta festa nós estamos fazendo moda. Estamos criando uma pequena feira agropecuária da Transacreana. Por isso, o governador autorizou que a Seap deve fazer o que for preciso para investir nesta região”, disse Ribeiro.
O deputado estadual Eduardo Farias que também prestigiou o evento e declarou que festas como esta mostram ao Brasil como o povo do Acre é trabalhador e produz. A deputada federal Perpétua Almeida completou ressaltando que a cada ano a festa fica melhor, com mais participantes e garantiu que não medirá esforços para se manter ajudando a comunidade com emendas que auxiliem na expansão agrícola.
Taumaturgo Lima, deputado federal, disse para a plateia de produtores que participavam da festa do milho que era possível ver a cara do povo brasileiro em cada trabalhador que ali estava, trabalhadores rurais que plantam, colhem e levam bons produtos para oferecer nos centros urbanos.
Garantia de escoamento da produção
Durante a festa Marcus Alexandre, diretor-presidente do Deracre (Departamento de Estradas e Rodagens do Acre), revelou aos produtores presentes que o governador autorizou a pavimentação dos últimos 20 quilômetros da Transacreana, até o ramal da Capela.
“São R$ 20 milhões em investimentos na pavimentação nesta região e, agora no inverno, nós vamos fazer um trabalho de implantar bueiros nos ramais, principalmente naqueles ramais que têm escoamento de produção”, revelou Marcos Alexandre.
Somente na região, de acordo com Marcos Alexandre, foram mais de 400 quilômetros de ramais trabalhados. O Deracre manteve na área cinco patrulhas mecanizadas durante todo o verão.
Fonte: Agência Notícias do Acre. 

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM