Viabilidade Econômica e Gestão Democrática são temas de oficinas da Unisol na Rede Jequiriçá/BA

Encontros organizados pela Unisol Brasil e Unisol Bahia aconteceram em Mutuípe e contaram com a presença de importantes atores sociais da região

Nos dia 26 e 27 de agosto, a Unisol BA realizou em Mutuípe duas oficinas com representantes da economia solidária do território. O objetivo principal foi o fortalecimento dos empreendimentos da Rede Jequiriçá, aperfeiçoando a produção, organização e comercialização. Representantes da Secretaria de Agricultura de Mutuípe, do colegiado territorial e de diversas cooperativas e associações participaram dos encontros.

A primeira oficina, com duração de 16 horas, faz parte do Projeto Redes*, e foi direcionada aos 6 empreendimentos produtivos na área da agricultura familiar da Rede Jequiriçá. Além deles, a atividade conseguiu contemplar outros 25 empreendimentos, ampliando a formação para o território. Como fruto desta ação, serão elaborados 15 estudos de viabilidade econômica para aplicação nos empreendimentos participantes, que se transformarão em resultados práticos através da construção de um plano de ação com estratégias de melhorias da produção, da comercialização e da identificação de gargalos que os empreendimentos possam ter em seu desenvolvimento.

“A metodologia participativa usada nos encontros busca capacitar atores sociais nos territórios, garantindo a capilaridade do processo formativo e a incidência da formação com um caráter mais político na base”, explica Aline Sena, facilitadora do Instituto Diversa neste evento.

Na segunda etapa, foi iniciada uma formação de 80 horas, pelo projeto Territórios em Ação**. O curso está organizado em dois módulos de aulas e atividades práticas, e tem como objetivo construir um grupo de formadores e formadoras e um plano territorial para a Rede Jequiriçá.

“A iniciativa destas ações e o investimento feito neste território são de fundamental importância”, destaca Anne Sena – presidenta da Unisol Bahia e tesoureira da Unisol Brasil. “A Unisol começa a rediscutir a sua formação não só na metodologia, mas de como ela pode ser algo integrante e de incidência real na organização e condução dos projetos políticos do território, bem como na consolidação das redes territoriais de desenvolvimento sócio-produtivo”, conclui a presidenta.

_____________________________

* Projeto Redes: uma parceria do Ministério do Trabalho e a SENAES com a Unisol Brasil, que, por sua vez, firmou convênio com a Unisol Bahia.

** Territórios em Ação: uma parceria da Unisol Brasil com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM