Visita de Intercâmbio de catadores da RECICLAMP e ACOOP de Campinas à COOPCENT ABC

A visita de catadores da Central de Vendas Reciclamp (seis cooperativas de reciclagem) e ACOOP (Assoc. das Cooperativas de Reciclagem – 16 cooperativas reciclagem) de Campinas, SP à COOPCENT ( Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do grande ABC ), teve o objetivo de conhecer o processo de transformação da fábrica de varal de pet e a forma de organização das Cooperativas de Segundo Grau (Central de Vendas Solidárias).
Esta contou também a presença de: Leonardo Pinho, Coordenador de Economia Solidária da Secretaria do Trabalho e Renda – Prefeitura de Campinas, José Ronaldo Fernandes do CRCA–Central de Referência de Cooperativisamo e Associativismo e da Assessora Técnica Solange Lima da UNISOL Brasil.
Foi apresentada as duas experiências de organização de Centrais de Vendas Solidárias (Reciclamp/Campinas,SP) e COOPCENT (ABC, SP), destacando os seguintes aspectos:
* O desafio comum da necessidade de realizar processos de aderência ao projeto coletivo (comercialização em Rede) por parte das cooperativas singulares;
* A estrutura da “Central de Comercialização” deve buscar estratégias para garantir sua sustentabilidade.
* Agregar valor como faz a COOPCENT ABC através da Fábrica de Varal de Pet, que surge como uma das alternativas para manter os custos.
* É necessário ter políticas públicas (apoios) que pudessem contribuir com esse processo dos catadores para a organização de Centrais de Vendas.
* Realizar trocas de tecnologias e estratégias por parte das 4 experiências de Centrais existentes no Estado de São Paulo (COOPCENT – ABC; Reciclamp – Campinas; Rede Cata Sampa; Central de Assis);
Os catadores e suas organizações tem como desafio central fortalecer suas organizações a nível nacional. A COOPCENT apresentou a importância que teve em sua história a filiação ao Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e a UNISOL Brasil.
Fonte: Leonardo Pinho, Coordenador de Economia Solidária da Secretaria do Trabalho e Renda da Prefeitura de Campinas, SP

Publicar um comentário

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM